Curso
  • 1 - Porto - Análise e Resolução de Problemas – Metodologia Global 8D (2017)
Preço Sócio Coletivo
  • 98 EUR
Preço Sócio Individual
  • 120 EUR
Preço Não Sócio
  • 150 EUR
Duração
  • 8 horas
Horário
Laboral
Forma de organização predominante
  • Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
  • 1- Princípios da resolução de problemas e da metodologia 8D.
  • 2- Como preencher os campos da matriz e aplicar 8D.
  • 3- As etapas 8D e as ferramentas complementares para cada etapa.
  • 3.1- Formação da equipa multidisciplinar.
  • 3.2- Descrição e caracterização detalhada do problema.
  • 3.3- Análise e verificação da causa raiz.
  • 3.4- Implementação e verificação de acções temporárias de contenção.
  • 3.5- Selecção e verificação de acções correctivas permanentes.
  • 3.6- Confirmação da eficácia.
  • 3.7- Prevenção de recorrência e disseminar/standadizar.
  • 3.8- Felicitar a equipa.
  • 4- Principais ferramentas da qualidade ( 5W2H, pareto, histogramas, 5W, causa-efeito Ishikawa,diagramas de correlação, matriz multicritério, gráficos de seguimento/evolução; templates PDCA).
  • 5- A relação do método 8D com outras ferramentas avançadas da qualidade.
  • 6- Estudo de casos-aplicação prática ( nomeadamente no sector automóvel)
Enquadramento
  • A metodologia 8D está orientada para o tratamento de não conformidades, em particular
  • as que sejam detectadas já no cliente.
  • Procurando numa primeira fase, soluções imediatas para conter “dentro de portas” e
  • evitar/impedir , no imediato continuar a produzir e expedir defeitos em produtos não
  • conformes, o método 8D vai mais longe dando lugar a uma análise sistematizada e
  • estruturada com detalhe das causas dessas não conformidades e à selecção de acções
  • correctivas eficazes, que, no limite, sejam aplicáveis a produtos ou processos similares.
  • O método 8D é uma técnica fundamental para a melhoria contínua e por isso é exigido
  • pela grande maioria dos construtores automóveis, mas também cada vez mais
  • generalizado a quase todos os sectores industriais e até de serviços, que para não
  • conformidades detectadas externamente, mas também para as principais não
  • conformidades detectadas antes da expedição de produtos, ou prestação do serviço, ao
  • cliente.
Objectivos Específicos:
  • Saber como:
  • -Participar activamente nos estudos de identificação e resolução de problemas, a partir da metodologia estruturada 8D.
  • -Tratar problemas de forma estruturada, eficiente e eficaz.
  • -Aplicar as principais ferramentas ou técnicas básicas da qualidade para a identificação e resolução de problemas.
  • -Aplicar a metodologia 8D como resposta a solicitações/exigências específicas dos clientes (tendencialmente obrigatória no sector automóvel) e/ou como abordagem para o tratamento de não conformidades recorrentes internas ( susceptíveis de elevados prejuízos e perdas de rentabilidade).
Escolher uma acção de formação no menu à esquerda e pressionar INSCREVER
inscrever
Se não estiverem disponíveis acções no local e data pretendidos, mostre interesse no curso para ser notificado sobre futuras acções.
mostrar interesse
 
imagem insia
Forinsia, Copyrights 2017 INSIA. All rights reserved.
imagem Forinsia