Curso
  • Implementação de Sistemas de Gestão de Serviços de TIs conforme a Norma ISO/IEC 20000 (v1 2016)
Preço Sócios Colectivos
  • 91 EUR
Preço Sócios Individuais
  • 112 EUR
Preço Não Sócios
  • 140 EUR
Duração
  • 7 horas
Horário
  • Laboral
Forma de organização predominante
  • Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
  • Importância da Gestão de Serviços de TIs nas organizações e sua estruturação num subsistema de gestão.
  • Apresentação da Norma ISO/IEC 20000
  • - Enquadramento histórico e evolutivo do normativo;
  • - Modelos e metodologias aplicáveis e utilizados
  • - As várias partes da Norma – objetivos e utilidade
  • - Conceitos e definições
  • - A estrutura da parte 1 de requisitos – de alto nível (gestão) e específica (operativa)
  • - As componentes – processos, funções, recursos/ferramentas, documentos, registos
  • As relações com outras normas de sistema de gestão.
  • A ISO/IEC 20000-1:2011 em análise
  • - A estrutura de requisitos gerais e específicos
  • - Processos – objectivos, requisitos, políticas, práticas, responsabilidades, recursos, documentos/registos:
  • · Gestão de responsabilidades; Governabilidade dos processos operados por outras partes
  • · Planeamento, Implementação, Operação, Monitorização e Revisão dos SGS
  • · Gestão da documentação; Gestão dos recursos
  • · Desenho e Transição de Serviços Novos ou Alterados
  • · Provisão, Controlo, Resolução, Relacionamento (Negócio e Fornecedores)
  • Níveis de maturidade de um SGS de Tis – análise por processos na perspectiva da sua implementação.
  • Conformidade e certificação de um SGS de Tis segunda a Norma ISSO/IEC 20000-1.
Condições de acesso
Habilitações específicas
  • Gestores de Sistema de Gestão em áreas de negócio de TIs ou com processos de apoio ao negócio suportados em TIs; Profissionais com responsabilidades na gestão e operação de TIs nas organizações.
Objectivos Específicos:
  • Permitir aos participantes adquirir conhecimentos sobre a Gestão de Serviços de TIs nas organizações e os modelos adotados. A Norma ISO/IEC 20000 - enquadramento histórico, as várias partes da norma (requisitos e outras partes relevantes) e relação com outros normativos de sistemas de gestão. Implementação de um sistema de gestão de serviços de TIs - a definição do âmbito, os processos, as funções, os recursos e as etapas. Os níveis de maturidade dos SGS de TIs e a sua evolução ao nível dos processos. Certificação de SGS pela Norma ISO/IEC 20000-1:2011.
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